sexta-feira, 4 de maio de 2012

Grácia Passos – Educação e Arte



O texto, a linguagem, a língua, a fala e o discurso

quadro colorido
O texto é uma manifestação verbal formada por elementos lingüísticos selecionados e ordenador pelo autor; unidade básica de organização e transmissão de idéias, conceitos e informações, compondo-se apenas uma parte explicita, pois a outra está subentendida, cabendo ao leitor fazer-lhe a interpretação e dar-lhe os mais diversos sentidos.
Nem tudo o que escrevemos pode ser considerado texto, pois para ser considerado como tal o mesmo deve possuir: coesão e coerência, progressão, informatividade, intencionalidade e intertextualidade.
E além da matéria escrita temos as manifestações artísticas representadas pelos quadros, esculturas, colagens, placas de sinalização, linguagem dos sinais, fotografias, filmes. Elementos que também trazem mensagens e geram sentidos; o texto sempre revela a visão do mundo a partir da realidade construída pelo autor, seja de forma intencional ou não.
A Linguagem é um sistema formado por unidade lingüística que tem significante e significado, exercendo a função de promover a comunicação entre os indivíduos, sendo também a representação do mundo em que fazemos parte, refletindo o que queremos dizer.
A lingua é a entidade única que delimita uma comunidade lingüística e propicia o desenvolvimento da linguagem.
A fala é a capacidade ou o uso da capacidade de emitir sons em algum padrão;
O discurso é uma exposição metódica sobre certo assunto, e objetiva influir no raciocínio, nos sentimentos do ouvinte ou leitor.
Desta forma a linguagem é a forma mais ampla da comunicação enquanto que a língua, a fala e o discurso são elementos que a subsidiam.
Grácia Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário